terça-feira, 21 de setembro de 2010

PIN UP´S




Minha amiga Amanda, pediu que eu ajudasse a traduzir um texto importante para sua monografia. Ok, juntei todo o meu “vasto conhecimento” da língua do Tio Sam e lá fui eu...

O trabalho dela é sobre as PIN UP´S as modelos de várias partes do mundo que povoavam os sonhos dos soldados para que estes pudessem lutar em paz com a certeza e a promessa de uma vida melhor fora dali. (eram como os Kamikazes ou os terroristas no Iraque, mas a ilusão era em vida mesmo)...

Meu conhecimento sobre PIN UP´S até o momento era bem senso comum mesmo: Greta Garbo, Marilyn Monroe etc....Mas descobri que o assunto é apaixonante e bem vasto...Por isso vou dividir com vc´s.

Acabei refletindo sobre várias coisas destas representações , de acordo com a autora, o homem que ia para guerra precisava ser viril e macho, diante de um ambiente marcado pela tensão homoerótica causada pela abstinência sexual e a presença de muitos homens em um único espaço.Precisava corresponder as expectativas dos companheiros de batalha e proteger sua masculinidade,sempre tendo que reafirmar sua postura em relação à ideologia masculina, ao mesmo tempo que deveria ter saudades de casa e ser amante dos prazeres domésticos. Contraditório não é? Só desta forma, eles poderiam lutar por um ideal utópico e ainda terem para os braços de quem retornar...

Lembra-me algumas coisas sobre os dias atuais, ta bem, masss, não vêm ao caso...

O que mais me chamou a atenção era que as imagens das PIN UP´S, eram exploradas para corresponder aos sonhos masculinos, da mulher sensual que fica em casa passando roupa, que lindo, né? Ou melhor, com um avental curtinho espanando a casa...É claro que elas tiveram um papel fundamental na manutenção da sanidade destes homens no campo de batalha, imaginem? Soldados que só não morriam de depressão na esperança de saber quem era a capa da PIX, a revista semanal australiana que trazia as PIN UP´S.

As altas cúpulas e autoridades do exército montavam estratégias e mantinham diálogos com as revistas para vincularem sempre jovens moças em ambientes doméstico que lembrassem a moral e os bons costumes, assim o homem poderia ser viril em batalha, sabendo que poderia voltar para os braços aconchegantes de uma donzela como aquela representada pelas fotos e ainda colecionando estas figuras e podendo reafirmar sua sexualidade a todo o momento.

Em alguns casos para ensinar estratégias de guerra aos novos recrutas as técnicas eram escritas em cima dos pôsteres das PIN UP´S, desta forma o general garantia a atenção do soldado e ainda o animava para seguir para o front.

Sei que estou em uma onda super feminista aqui no blog, e justifico isto pelo meu recente ingresso na leitura e no movimento. Mas quer saber o que concluí? As mulheres ganharam cada batalha que os australianos, britânicos e norte americanos lutaram...Mantendo a sanidade das tropas e o equilíbrio dentro das tendas.

Os homens foram para guerra, mas as mulheres que venceram as batalhas!

Eu sei, eu sei, sempre detestei estas frases : atrás de um grande homem sempre há uma grande mulher,para mim , só servem para reforçar o machismo e a submissão feminina, mas uma hora eu tenho que reproduzir o que a sociedade joga aos montes para mim há 27 anos não é mesmo?

Mais uma vez na história os conceitos de beleza feminina, doçura ligadas aos sempre atributos domésticos foram utilizados a favor da massa masculina, mas desta vez sinto um gostinho de vitória...Como se elas estivessem indo para guerra também. E não que eu concorde com a guerra...

Eram homens carentes e solitários, vivenciando uma experiência traumática...E que se obrigavam a escrever cartas para uma fotografia para não enlouquecerem..Olhem o trecho de uma delas

Eu sou um soldado muito solitário, não estou autorizado a dizer onde estou atuando,mas quem sabe você adivinhe por algumas coisas que escreverei nesta carta. Achei uma linda foto sua, e gostaria de derramar algumas linhas , esperando que você não se importe de tê-las. Estou aqui há oito meses e tenho visto todos os ataques, eu tenho tido intervalos de sorte e tenho sobrevivido à tudo à distância. Acho melhor escrever sobre mim, no caso de você decidir escrever para mim como um amigo. Tenho 1,75 e peso 92 kg. Na vida civil eu sou um motorista da fronteira, na estação do meu pai em Wagga Wagga. Tenho vinte e um anos. Espero ter notícias suas em breve, e por favor não pense mal de mim, por eu escrever para você.
ps: escreva logo por favor.



Aprendi muito com as PIN UP´S, aprendi que elas eram respeitadas e admiradas, suas fotos nunca eram tratadas como algo fora da moral e que muitos homens que tiveram sorte de voltarem vivos para casa, agradecem à elas por terem mantido sua paz interior...Paz interior enquanto matava, centenas de pessoas...

ok, ok...Vou parar por aqui, antes que a coisa fique ideológica demais...Ou contraditória demais...Humm...Será que um vive sem o outro?

6 comentários:

  1. Muito bom Shirlei,

    Adorei... aprendeu direitinho!!

    ResponderExcluir
  2. Eu que adorei ter aprendido mais sobre essas mulheres...Obrigada pela oportunidade!!

    bjsss

    ps: um ótimo trabalho para vc!!

    ResponderExcluir
  3. "Os homens foram para guerra, mas as mulheres que venceram as batalhas!"

    Ser feminista assim, ao extremo, é tão ridículo e burro quanto ser machista. Os homens lutaram no campo de batalhas e as mulheres trabalharam nas fábricas, dando suporte à batalha. Ambos tiveram sua importância nesta história. Amadureça, Shirlei! E seja mais crícia com relação ao que você escreve.

    ResponderExcluir
  4. "Os homens foram para guerra, mas as mulheres que venceram as batalhas!"

    Ser feminista assim, ao extremo, é tão ridículo e burro quanto ser machista. Os homens lutaram no campo de batalhas e as mulheres trabalharam nas fábricas, dando suporte à batalha. Ambos tiveram sua importância nesta história. Amadureça, Shirlei! E seja mais crítica com relação ao que você escreve.

    ResponderExcluir
  5. Tem razão, USER, seu comentário mudou minha vida.A partir de hoje pensarei diferente!! kkk

    Não sou feminista, baby, sou humanista...

    Passe sempre que quiser por aqui, no próximo post, quem sabe eu pareça mais madura para vc!

    Abraçõs e um ótimo natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shirlei, as pin ups foram apenas uma manipulação masculina para esteriotipar um corpo, lançaram uma mulher ideal e se isso mateve ou não aqueles homens vivos, não importa, elas não deixam de ser um símbolo machista! Leia mais sobre o que você escreve.

      Aqui tem um texto bem resumido, bem simples, explicando um pouco disso
      http://lounge.obviousmag.org/andancas_e_palavras/2013/08/a-cultura-pin-up-libertacao-ou-aprisionamento.html

      Excluir