sábado, 16 de janeiro de 2010

História da Mundialização- Outro conceito






Apesar das constantes observações marcando a crítica referente ao capitalismo, não sobra dúvida, que é ele quem marca, rege e move a maioria das sociedades atuais.
O capitalismo, provoca surtos de expansão, cria e recria as forças produtivas e centraliza o capital em escala mundial.Por estes e outros motivos a história deste sistema, define-se na própria história da mundialização.
Todos os esforços, que são feitos hoje, servem para manter o capital girando e o sistema que depende dele funcionando. Dos exemplos mais primários, como trabalhar com o infante que influencia o poder de compra em casa, ou rejuvenescer velhas almas, dispostas a pagar altos preços para serem escravizadas como infantes novamente. Não é possível definir onde termina este processo... É um ciclo e um círculo não tem começo.
Podemos relacionar o capitalismo à fragmentação das culturas, a racionalização das idéias e ao fim do romantismo.Visto que dentro de um sistema financeiro onde o que impera é o consumo, a identidade de um indivíduo é definida por frases como: “Você é o que você veste” ou “Faça a sua moda”, estes conceitos pautam e ditam que o que você compra, as escolhas que você faz, enquanto consumidor, define quem você é. Sim, por um lado é exatamente isto, nos definimos pelo que temos. Para algumas pessoas ”ter é ser” e não ao contrário...A questão é: Até que ponto você realmente está escolhendo, ou deixando que escolham por você?
Não podemos nos iludir a ponto de achar que o capitalismo é o mal de toda a humanidade, usar este tipo de pensamento é fragmentar o racionalismo e isto não é saudável. É possível dizer que ele é o sistema que mais cabe a nossas necessidades criadas para reabastece-los e a humanidade estará bem equipada até que surja o próximo meio de interação de valores ou não valores, enfim

É fácil criticar este sistema (visto que estamos inseridos nele), combatê-lo, viver longe de seus preceitos é que parece uma tarefa quase impossível.

2 comentários:

  1. Huashuashuash... minha mae trabalha no MacDonalds e o meu pai no BurguerKêing! e eu sou um rico hamburguer!

    ResponderExcluir
  2. Goostei do texto me ajudou bastante no trabalho de sociologia

    ResponderExcluir